Transplante Fecal – Regulariza a flora intestinal

Transplante Fecal – Regulariza a flora intestinal

Cada pessoa possui cerca de 100 trilhões de bactérias no intestino que compõem a flora intestinal. Estas bactérias vivem em harmonia e possuem algumas funções vitais tais como auxiliar na digestão e evitar que algumas bactérias tornem-se patogênicas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Algumas doenças ou o uso de certos medicamentos (por exemplo antibióticos) podem exterminar algumas cepas de bactérias e com isso prejudicar a harmonia da flora intestinal, fenômeno conhecido como disbiose. Atualmente tem-se estudado cada vez mais a microbiota humana correlacionando-a a algumas doenças como infecções intestinais, obesidade, artrite reumatoide, síndrome metabólica, doença inflamatória intestinal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O transplante de fezes ou transplante de microbiota fecal tem como objetivo regularizar a flora intestinal. Ele é realizado pela infusão de uma solução composta de substrato fecal com bactérias de indivíduos sadios, que pode ser feita por endoscopia digestiva alta ou baixa, utilizando-se de sondas ou endoscópios. Alguns estudos apontam um índice de sucesso de aproximadamente 90%.
Dr. Alexandre Carlos – Gastroenterologia /Endoscopia Digestiva – 11 2114-6445