Intestino regular e Microbiota: Entenda a relação

Intestino regular e Microbiota: Entenda a relação

Evacuar todos os dias não é sinônimo de intestino saudável, já que existem outros fatores atrelados ao bom funcionamento do organismo.

O nosso trato gastrointestinal é preenchido por microrganismos vivos, chamados microbiota. Assim, uma flora intestinal saudável e variada é muito importante para uma digestão adequada e para manter a saúde do nosso corpo.

A alimentação é o fator mais importante na alteração da composição do microbioma intestinal. No entanto, fatores como medicamentos, toxinas, infecções e estresse podem influenciar.

Os microrganismos do intestino produzem substâncias que se comunicam com o cérebro, o sistema imunológico e as células endócrinas no seu trato gastrointestinal. De maneira que as bactérias boas mantêm as bactérias patogênicas controladas.

Nem sempre as pessoas têm sintomas intestinais, assim, mostrando que o desequilíbrio pode ser silencioso e se manifestar quando a doença já está estabelecida.

Esse desequilíbrio é chamado de disbiose e reduz a capacidade de absorção dos nutrientes, causando carência de vitaminas e quadros inflamatórios. Entre os sintomas, estão as náuseas, arrotos, distensão abdominal, gases, períodos alternados de diarreia e prisão de ventre.

Sendo assim, cuidar constantemente da microbiota é fundamental para uma vida saudável.