14 Out 5 hábitos que ajudam a prevenir crises de gastrite
A dor no estômago que não passa e acaba com o seu dia é uma descrição bem comum para quem sofre de gastrite, que é uma inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Comidas, bebidas, temperos, trabalhos e até os pensamentos podem piorar ou melhorar os sintomas da gastrite. Veja alguns hábitos que ajudam a prevenir e aliviar as crises.
Controle a ansiedade e o estresse: nervosismo e ansiedade podem causar gastrite. Como reação a esses estados emocionais, o corpo aumenta a secreção do suco gástrico, o que machuca a parede do estômago. Ter hábitos relaxantes e praticar atividades físicas podem ajudar a controlar os nervos.
Faça refeições balanceadas: cuidar da alimentação, fazer refeições balanceadas e evitar alimentos processados e com aditivos são importantes para evitar complicações graves.
Evite excesso de cafeína: café, cápsulas, suplementos, chás, refrigerantes e derivados devem sem evitados principalmente se for gatilho de sintomas para o paciente.
Reduza o consumo de bebidas alcoólicas.
Não faça uso da automedicação: medicamentos para gastrite devem ser indicados após o diagnóstico do problema, que é feito pela história e quadro clínico, exame físico e confirmado por endoscopia. Automedicar-se pode causar problemas como mascarar os sintomas mais graves e provocar lesões.