16 Nov Psyllium: conheça os benefícios para o instestino
O psyllium é uma fibra solúvel natural derivada da casca da semente da erva Plantago Ovata. É uma fonte de fibras que aumenta o volume das fezes e estimula o movimento intestinal.
Sua fibra absorve água e quando misturada aos líquidos pode aumentar em até 20 vezes o seu tamanho, formando uma massa gelatinosa que limpa as paredes intestinais, transporta toxinas e resíduos, e tem um excelente efeito laxante, mas sem causar diarreia ou dores abdominais.
Tem efeito laxante de forma natural, já que age estimulando os movimentos intestinais e por aumentar o volume e a umidade das fezes, facilita a sua eliminação, sendo um bom aliado no tratamento do intestino preso e na síndrome do intestino irritável.
O psyllium pode ser consumido em sua forma in natura, farelo que pode ser utilizado em receitas de pães, crepes, bolos, consumido junto de frutas ou saladas. Pode ser encontrado também em farmácias na forma de cápsulas ou sachês. Lembrando que o consumo diário não deve exceder 25 gramas para mulheres adultas e 38 gramas para homens adultos.