16 Jun Tratamentos biológicos
O tratamento com imunobiológicos é um avanço na saúde para tratar as DIIs. A terapia é feita com a prescrição de medicamentos específicos, para orientar melhor o sistema imunológico, reduzindo os sintomas e as dores.
A intenção é diminuir progressivamente a administração de corticoides e outros fármacos que causam reações adversas e efeitos colaterais nos pacientes. Veja alguns mitos e verdades
Não há contraindicações para o tratamento: MITO – Embora o tratamento com imunobiológicos represente um avanço na medicina, há algumas contraindicações, visto que o seu princípio ativo pode causar efeitos colaterais e até mesmo complicações em algumas doenças. No entanto, essa condição é bastante rara, sendo vista em condições específicas.
O tratamento depende do tipo de doença: VERDADE – O tratamento com imunobiológicos pode ser realizado em vários tipos de doenças, porém a administração do medicamento irá depender fundamentalmente do diagnóstico da enfermidade.
O tratamento é capaz de curar as doenças autoimunes: MITO – Infelizmente, ainda não há cura para as doenças autoimunes. Mesmo com o avanço da área da medicina, ainda é difícil identificar a origem do problema e, por isso, o paciente acaba tendo que conviver com a doença.
O tratamento reduz as dores crônicas: VERDADE – Uma das grandes vantagens do tratamento com imunobiológicos é a sua alta capacidade de reduzir dores crônicas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo sintomas e colaborando com o bem-estar.