Colite ulcerativa: 3 dicas para conviver melhor

Colite ulcerativa: 3 dicas para conviver melhor

Fale sobre o assunto
Compartilhe as suas dificuldades com as pessoas do seu convívio, participe de grupos de apoio aos portadores da colite ulcerativa e, se possível, conte com apoio psicológico especializado.

Tenha sempre por perto um kit
Seja para o dia a dia ou em viagem é importante ter sempre consigo o contato do seu médico gastroenterologista, seus medicamentos (corretamente armazenados) e itens de higiene pessoal.

Mantenha uma boa rotina alimentar
Faça pequenas refeições (cinco a seis vezes por dia) e beba muito líquido. Orientado por um profissional, adapte sua dieta de acordo com suas necessidades e evite alimentos que podem desencadear crises.

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal (DII) que pode causar dor abdominal e/ou diarreia com muco ou sangue. Mesmo em casos de sintomas mais leves essa DII pode afetar a qualidade de vida e sua convivência social. Arrasta para o lado e confira 3 dicas para conviver melhor com essa condição.

Com o tempo e as experiências, você aprenderá a melhor maneira de controlar os sintomas e evitar prejuízos que afetam a sua rotina. A participação em um grupo de apoio pode ser uma boa oportunidade para trocas de experiências com outras pessoas que passam pelos mesmos problemas que você.

Lembre-se: Se mesmo após mudanças de hábitos os desconfortos não passarem procure um médico gastroenterologista com expertise no assunto