Gastrite: confira verdades e mitos sobre inflamação

• A gastrite é hereditária: MITO
    A inflamação acontece, geralmente, por infecção por bactérias ou agentes que irritam o estômago.
  • Gastrite nervosa existe: VERDADE
    Ao passar por momentos de estresse, nosso corpo aumenta a produção de cortisol e adrenalina, resultando na produção de ácido no estomago e, consequentemente, uma crise de gastrite.
  • Trocar o café normal pelo descafeinado evita a gastrite: MITO
    No tratamento da gastrite, o consumo de alimentos são eliminados ou reduzidos e o café é um deles. Porém, mesmo que o café tenha a cafeína reduzida ele continua interferindo na acidez do estômado, por isso, ele precisa ser consumido com muita moderação por pessoas que sofrem do problema.
  • Gastrite tem cura: VERDADE
    Sim, a gastrite tem cura, principalmente as agudas, pois nesses casos, é possível remover o fator irritante. Já as gastrites crônicas não possuem cura definitiva.

A gastrite é uma conhecida inflamação no estômago que acomete milhares de pessoas e pode surgir na variante aguda que surge de repente, ou crônica, quando o processo inflamatório se instala aos poucos e leva muito tempo para ser controlado.

Apesar de ser uma patologia comum, existem muitos mitos relacionados à gastrite que podem ser tão prejudiciais para a cura quanto a própria infecção.
Por isso, arrasta pra o lado e confira os principais mitos e verdades que vão esclarecer e ajudar no combate à doença

Caso haja dúvidas sobre a gastrite, procure um gastroenterologista com expertise no assunto que lhe auxiliará.