Câncer de intestino: aprenda a identificar os principais sintomas

O câncer de intestino ou câncer colorretal é considerado um dos tipos de tumores mais comuns, ficando atrás apenas do câncer de pele e dos tumores de mama e de próstata. O tumor se desenvolve no intestino grosso ou na sua porção final, o reto. Na grande maioria dos casos, a doença se reproduz a partir de um pólipo, lesão benigna parecido com uma verruga.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), nos últimos anos a incidência da doença tem crescido e o número de diagnósticos é de cerca de 40 mil por ano no Brasil.

O câncer de intestino ou câncer colorretal é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Alguns fatores de risco que podem acarretar a doença são: excesso de gordura corporal, consumo excessivo de carne vermelha e processados, alimentação pobre em fibras, cigarro, bebidas alcóolicas, histórico familiar são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Principais sintomas

• Sangue nas fezes;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia ou prisão ventre;
  • Sensação de peso ou dor na região anal;
  • Cansaço frequente;
  • Perda de peso sem causa aparente.

Os sintomas de câncer de intestino costumam aparecer de acordo com que a doença se desenvolve. Se você observar algum desses sinais, não entre em desespero. Embora o câncer colorretal possa causar esses sintomas, alguns deles são inespecíficos e podem indicar outras patologias, como as doenças inflamatórias intestinais.

Por isso, se apresentar algum desses sintomas, não deixe de marcar uma consulta com um gastroenterologista com expertise no assunto e fazer os exames necessários para um diagnóstico preciso.