Obesidade e intestino: entenda a relação

Obesidade e intestino: entenda a relação

A microbiota intestinal possui um papel fundamental na manutenção da saúde e prevenção da obesidade. Sabe-se que há correlação entre ambas, visto que esta condição clínica acarreta a Disbiose Intestinal.

A microbiota intestinal desempenha um papel importante na função intestinal normal e na manutenção da saúde. Produz um grande número de enzimas envolvidas na capacidade de extrair energia da dieta e depositar energia nos estoques de gordura, mas isso depende de um equilíbrio entre bactérias potencialmente patogênicas e vários microrganismos não patogênicos que promovem a saúde

E, a terapêutica envolve também a modulação intestinal com prebióticos e probióticos. As bactérias comensais no intestino podem proporcionar os benefícios de um órgão extra eficaz, extraindo energia da digestão da celulose, melhorando o desenvolvimento e a maturação do sistema imunológico intestinal e sistêmico.

Bactérias diferentes podem desempenhar a mesma função metabólica, o que dificulta a identificação de um perfil microbiano ideal. Por outro lado, pode explicar parte da variabilidade encontrada entre a composição da microbiota em hospedeiros semelhantes. Assim, sabe-se que a microbiota intestinal desempenha papéis diferentes no metabolismo.