24 Jul Esteatose Hepática
Esteatose hepática é um acúmulo de gordura nas células do fígado. A doença geralmente não apresenta sintomas, mas se não diagnosticada e tratada corretamente, a esteatose hepática pode provocar a médio e longo prazo uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatopatia, cirrose hepática e até câncer no fígado. O transplante, muitas vezes, pode ser a única indicação para estas situações mais graves.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esta doença pode ser causada principalmente por: abuso de álcool, sobrepeso ou obesidade, diabetes, colesterol ou triglicerídeos elevados, sedentarismo. O diagnóstico é feito através de exames de sangue relativos ao fígado auxiliado pelo exame físico e por métodos de imagem, como a ultrassonografia de abdome, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. A biópsia hepática está indicada em alguns casos selecionados. O tratamento inicial consiste no controle dos fatores de risco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mantenha sempre seus exames de rotina em dia para garantir diagnósticos precoces. Dr. Alexandre Carlos – Gastroenterologia /Endoscopia Digestiva – 11 2114-6445.