Nanopartículas – Podem reverter a intolerância celíaca?

Nanopartículas – Podem reverter a intolerância celíaca?

Uma investigação desenvolvida por Stephen Miller, da Faculdade de Medicina Feinberg, Universidade de Northwestern, EUA, originou um método de tratamento contra intolerâncias e alergias.  

A tecnologia desenvolvida mostra ser possível induzir tolerância ao glúten em doentes celíacos, sendo que estes, depois de tratados, conseguiram comer glúten com uma redução substancial de inflamação.   O método passa por uma nanopartícula biodegradável que contém glúten.

O sistema imunitário irá reconhecer a cápsula como inofensiva, não atacando o seu interior.    Quando a nanopartícula e o seu conteúdo forem consumidos por um macrófago, uma célula do sistema imunitário que elimina patógenos e desperdícios, este enviará sinais ao sistema imunitário de que pode acabar com a inflamação.  

Durante os ensaios de teste, os investigadores encapsularam gliadina, um componente da dieta com glúten presente, por exemplo, no trigo. Depois de uma semana de tratamento, os pacientes comeram alimentos com glúten durante 14 dias.  

Os pacientes tratados demonstraram 90% menos inflamação do que os pacientes não tratados. Ao parar a inflamação, a nanopartícula, de nome CNP-101, demonstrou capacidade de proteção dos intestinos

Fonte: https://www.alert-online.com/br/news/health-portal/novo-tratamento-reverte-a-intolerancia-celiaca