Hérnia de hiato

Hérnia de hiato

Hérnia de hiato é uma condição que ocorre quando a parte superior do estômago pode ser deslocada para o tórax e desta maneira há uma perda em algum dos mecanismos de contenção, facilitando o refluxo de conteúdo ácido do estômago para o esôfago causando sintomas. A pessoa pode sentir dificuldade para engolir, sintomas de queimação, dores no peito e em casos mais graves pneumonias por microaspiração de conteúdo gástrico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A condição é mais comum em pessoas acima dos 50 anos de idade, em pessoas com obesidade, gestantes e tabagistas. As complicações da hérnia de hiato podem ser evitadas/tratadas com medicamentos e nos casos mais graves ou refratários é indicada a cirurgia (fundoplicatura). O diagnóstico pode ser feito através da radiografia simples do tórax, radiografia contrastada do esôfago e estômago, tomografia computadorizada do tórax ou pela endoscopia digestiva alta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Medidas não medicamentosas para evitar o refluxo na hérnia de hiato são: comer lentamente, evitar refeições volumosas antes de dormir, evitar bebidas gasosas e/ou quentes, reduzir a ingestão de álcool e não fumar. Dr. Alexandre Carlos – Gastroenterologia /Endoscopia Digestiva – 11 2114-6445