Doenças Inflamatórias Intestinais e o Coronavírus

Portadores da Doença de Crohn e Colite ulcerativa por terem comprometimento da imunidade devem ficar atentos à quadro infecciosos inclusive na atual pandemia pelo Covid19 (Coronavírus).

Pacientes que fazem uso de medicamentos imunossupressores e/ou imunobiológicos (ex: azatioprina, mercaptopurina, metotrexate, infliximabe, adalimumabe, vedolizumabe, ustequinumabe, tofacitinibe e prednisona acima de 20mg ao dia) são considerados como grupo de risco e devem seguir as orientações gerais de precauções e consultar seu médico assistente caso apresente sintomas gripais (febre, tosse, espirros, coriza e falta de ar).

Como o vírus é transmitido?

A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas como: gotículas de saliva, espirro, tosse, contato pessoal próximo, (toque ou aperto de mão), contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Quais os primeiros sintomas?

O tempo entre a infecção e início dos sintomas é em média de 4 dias, podendo variar de 3 a 14 dias. O período de transmissibilidade é em média de 7 dias, podendo ser de até 14 dias após o início dos sintomas. Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Febre, tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça e dor muscular

Cuidados Básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções

1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 passos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
2. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
3. Evitar contato próximo com pessoas doentes.
4. Ficar em casa quando estiver doente.
5. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
6. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Para portadores de Doença inflamatória intestinal os cuidados devem ser redobrados. O melhor caminho é a prevenção, mantenha-se informado e evite a exposição até que soluções mais efetivas estejam disponíveis. Dr. Alexandre Carlos – Gastroenterologia/Endoscopia Digestiva. 11 2114-6445.