01 Jul 5 erros que pioram a Doença de Crohn
1- Negar a doença: Aceitar a doença de Crohn e buscar informações sobre ela é o primeiro passo. O paciente precisa entender que este tipo de inflamação intestinal não tem cura e é fundamental adaptar os hábitos, assim evitando crises graves.
⠀
1- Ingerir pouco ferro e vitaminas: A diarreia é um dos sintomas mais comuns do Crohn, por isso pode haver grande perda de vitaminas e minerais. Por isso, é preciso enriquecer a dieta com fontes de ferro e vitaminas do complexo B.
3- Tomar medicamentos só nas crises. Doenças crônicas precisam de tratamentos controlados para evitar crises que demandam mais medicações e até internações hospitalares. É necessário estar sempre em contato com o seu médico que deve ajustar o uso da medicação de acordo com o quadro clínico de cada paciente e nunca parar de tomar medicação por conta própria.
4- Não controlar o estresse: Irritação, ansiedade e distúrbios emocionais, como mudanças de humor e depressão, podem ser gatilhos para crises de Crohn. Estes fatores podem baixar as defesas imunológicas do organismo e piorar a irritação do intestino.
⠀
5- Beber pouca água: A desidratação é um dos efeitos da diarreia e precisa ser compensada com água e outros líquidos, como sucos de frutas e água de coco. O consumo de líquidos é essencial para que o corpo consiga responder ao tratamento.