Microbiota Intestinal – Atenção a alimentação

Microbiota Intestinal – Atenção a alimentação

A microbiota intestinal é composta pela população de microrganismos (bactérias, vírus e fungos) que habitam todo o trato gastrointestinal. As principais funções da microbiota são: combate contra bactérias patogênicas, estímulo do sistema imunológico, regulação da absorção de alguns nutrientes, participação na produção de vitaminas além de produção de substratos necessários para a renovação celular.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O desequilíbrio da microbiota é conhecido como disbiose e que baseado em alguns estudos pode acarretar não só transtornos gastrointestinais como também hepáticos, endócrinos, ginecológicos e até neuropsiquiátricos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sabe-se que aos 2 anos de idade a microbiota intestinal já está bem estabelecida e pode ser alterada ao longo da vida por alguns fatores tais como: alimentação, infecções e medicamentos. Indivíduos com o hábito de consumir uma quantidade elevada de alimentos industrializados têm maior predisposição para o desequilíbrio (disbiose). O uso abusivo e não racional de alguns medicamentos tais como antibióticos também levam a disbiose. Deve ficar o alerta de cada vez mais tentarmos aplicar hábitos saudáveis no nosso dia a dia no intuito de manter nossa microbiota em equilíbrio e com isso evitar alguns transtornos à nossa saúde. Dr. Alexandre Carlos – Gastroenterologia /Endoscopia Digestiva – 11 2114-6445