4 dicas para conviver bem com a SII

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre. O diagnóstico é baseado nos sintomas e em exames que excluem outras doenças do intestino como a colonoscopia. O tratamento da síndrome visa a administrar os sintomas já que a SII não tem cura.

Conviver com a SII não é uma tarefa fácil, as dores e os demais transtornos podem alterar significativamente a rotina do paciente. Pensando nisso, reunimos 4 dicas que podem ajudar a lidar melhor com essa síndrome.

1 – Mude sua dieta: De modo geral orienta-se evitar bebidas gaseificadas, cafeína, álcool, produtos lácteos, alimentos gordurosos e fermentativos, mas cada caso é um caso. Os alimentos relacionados ao aparecimento das crises podem variar de pessoa para pessoa. Converse com seu médico antes de fazer mudanças em sua alimentação.

2 – Faça exercícios físicos regularmente: Diversos estudos comprovam que atividade física ajuda na prevenção dos sintomas e tem papel fundamental na redução da ansiedade, depressão e nas tradicionais desordens emocionais observadas em pacientes portadores de SII.

3 – Hidrate-se: A hidratação auxilia na formação, eliminação e evita o ressecamento das fezes. Desta forma, colabora para que quadros de constipação não aconteçam.

4 – Mantenha uma boa relação médico-paciente: Uma boa comunicação entre médico e paciente ajuda identificar possíveis pontos de melhoria no tratamento, para isso é preciso uma relação de confiança.