A endometriose pode afetar o intestino?

A endometriose pode afetar o intestino?

Quase metade das pessoas com endometriose profunda possuem alguma parte do seu intestino também acometida pela doença.

A endometriose intestinal é uma doença na qual o endométrio, que é o tecido que reveste internamente o útero, ou glândula e/ou estroma se desenvolvem à volta das paredes do intestino, dificultando o seu funcionamento e causando sintomas como alteração dos hábitos intestinais, além de intensa dor abdominal, especialmente durante a menstruação.

Os principais sintomas são dor abdominal intensa, dificuldade em evacuar ou diarreia persistente, sangramento pelo ânus durante a menstruação, náuseas e vômitos e presença de sangue nas fezes.

Algumas mulheres podem apresentar apenas alguns destes sintomas ou todos, mas muitas vezes não relacionam com a menstruação e, por isso, podem ser feitos vários testes para procurar problemas intestinais, antes de se chegar no diagnóstico de endometriose no intestino.

Apenas os sinais e sintomas não são suficientes para confirmar ou afastar o diagnóstico da endometriose que invade o intestino. De modo geral, uma avaliação médica e exames preventivos são indispensáveis!