A gripe, como é chamada popularmente, tem gerado surtos regionais pelo país, impulsionada pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), batizada de Darwin.

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, uma vez que é muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Os sintomas de infecção pelo vírus H3N2 são os mesmos da infecção pela infecção pelo vírus H1N1, sendo eles:

Febre alta, acima dos 38ºC;
Dor no corpo;
Dor de garganta;
Dor de cabeça;
Espirros;
Tosse,
Coriza;
Calafrios;
Cansaço excessivo;
Náuseas e vômitos;
Diarreia, que é mais frequente de acontecer em crianças;
Moleza.

O tratamento para a gripe causada pelo vírus H3N2 tem como objetivo promover o alívio dos sintomas, podendo ser recomendado:

Repouso;
Consumo de líquidos durante o dia;
Alimentação leve e de fácil digestão;
Uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios;
Uso de medicamentos antivirais, em alguns casos, para diminuir a taxa de multiplicação do vírus, que devem ser usados de acordo com a recomendação médica.

Para prevenir a infecção pelo vírus H3N2, é recomendado que a pessoa com sintomas gripais, permaneça em isolamento por 7 a 10 dias, pois assim é possível prevenir a transmissão do vírus para outras pessoas. Além disso, é indicado que seja utilizada máscara facial e que as mãos sejam devidamente desinfetadas e higienizadas.

Em casos de falta de ar e febres que não cessam, procure sempre atendimento médico.