6 hábitos que pioram os gases

6 hábitos que pioram os gases

Os gases intestinais são um problema comum e podem acontecer com qualquer pessoa. Eles são produzidos durante o processo de digestão dos alimentos – principalmente daqueles que pertencem ao grupo dos carboidratos, gorduras e proteínas.

Confira 6 hábitos que podem piorar a produção dos gases:

Consumir alimentos fermentáveis: Alguns grupos alimentares demoram mais para serem digeridos, como o feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas.

Ansiedade: O transtorno pode acelerar a digestão no intestino, facilitando a produção e aumento dos gases.

Comer rápido: O hábito de mastigar rápido faz com que você engula muito ar, facilitando a formação de gases.

Medicamentos: Antiinflamatórios e antibióticos podem alterar a flora intestinal, desregulando a microbiota, causando gases, inchaço abdominal e outros sintomas.

Falta de atividade física: Os exercícios estão ligados ao bom funcionamento do intestino, por isso, a falta de exercício contribui para a formação de gases.

Intolerância à lactose: Pessoas intolerantes à lactose quando ingerem algum derivado do leite podem apresentar gases, diarreia e outros sintomas.

Caso você tenha gases e desconforto abdominal com muita frequência, sem melhora após adotar hábitos saudáveis, procure o gastroenterologista para uma investigação mais aprofundada.