16 Jun dii: conheça os tipos de tratamento
É importante saber que doenças inflamatórias intestinais (DII) não são desencadeadas por algum alimento específico, embora, maus hábitos alimentares possam piorar os sintomas.
O diagnóstico de DII é dado após exame clínico em concordância com exames laboratoriais e radiográficos e análise de evidências endoscópicas e histopatológicas. Uma avaliação minuciosa é importante, pois os sintomas das principais DIIs são semelhantes e também se parecem com os da síndrome do intestino irritável.
Tratamento da Doença de Crohn: varia de acordo com as necessidades do paciente e inclui medicamentos (principalmente imunodepressores), suplementação nutricional e em alguns casos cirurgia (remoção das partes mais gravemente afetadas).
Se não tratada corretamente, a DC pode complicar com fístulas, estenoses, obstrução e até perfuração.
Tratamento da Retocolite Ulcerativa: É realizado com medicamentos (corticoides, mesalazina, sulfassalazina, azatioprina, mercaptopurina, terapia biológica). Em casos refratários está indicada cirurgia. Se não tratada corretamente, a RCU pode causar complicações, como hemorragias, megacólon tóxico com perfuração intestinal e até câncer de intestino.