Hemorroida: conheça os graus da doença e como tratar

Hemorroidas são veias ao redor do ânus ou do reto que inflamam ou dilatam, provocando dor e, principalmente, coceira. Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, normalmente voltando ao tamanho comum. No entanto, o esforço para evacuar, seja por fezes endurecidas ou intestino preso, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Conheça os graus da doença:

Grau I: as veias hemorroidais apresentam um pequeno aumento de número e tamanho, mas sem projeção externa. O sintoma mais comum é o sangramento.

Grau II: ocorre a exteriorização do tecido mucoso com as hemorroidas, onde a projeção ocorre durante a evacuação e tecido volta para dentro do ânus espontaneamente.

Grau III: exteriorização das hemorroidas, que não voltam para dentro do ânus de forma espontânea. Na hora de usar o banheiro, o paciente consegue sentir que a hemorroida saiu, mas o tecido não volta espontaneamente para dentro do ânus.

Grau IV: desconforto mais intenso pois o prolapso hemorroidário não retorna de forma alguma ao canal anal, nem com a ajuda das mãos.

O tratamento para as hemorroidas pode ser:

• Tópico ou local com pomadas e supositórios;
  • Cirúrgico (hemorroidectomia), onde ocorre a retirada das veias doentes. Em alguns casos, a punção do coágulo que entope o vaso hemorroidário pode resolver o problema sem cirurgia;
  • Ligadura elástica: técnica que consiste no estrangulamento da veia afetada.

Apesar do avanço das técnicas e tratamentos para hemorroida, não espere a doença evoluir, consulte-se com um médico com expertise no assunto assim que sentir os primeiros sinais de que algo não vai bem na região anal.