dieta fodmap: quando adotar?

dieta fodmap: quando adotar?

A dieta FODMAP consiste na remoção de alimentos que contenham frutose, oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis, como por exemplo cenoura, beterraba, maçã, manga e mel da dieta diária

Esses alimentos são mal absorvidos no intestino delgado e fermentados por bactérias da flora intestinal, causando sintomas como má digestão, gases em excesso e diarreia que podem alternar com períodos de prisão de ventre, inflamação abdominal e cólicas abdominais, principalmente em casos de síndrome do intestino irritável.

Para fazer essa dieta, deve-se retirar os alimentos ricos em FODMAP por um período de 6 a 8 semanas, estando atento para identificar melhorias nos sintomas. Caso não ocorra melhora, a dieta pode ser interrompida após as 8 semanas e deve-se buscar um novo tratamento.

Caso os sintomas melhorem após as 8 semanas deve-se reintroduzir os alimentos lentamente, começando por 1 grupo de cada vez. Essa reintrodução lenta dos alimentos é importante para que seja possível identificar os alimentos que causam mais sintomas, os quais deverão sempre ser consumidos apenas em pequenas quantidades, não fazendo parte da rotina alimentar normal.

Lembrando que ao apresentar qualquer sintoma recorrente, a ida ao gastroenterologista é importante para que o problema seja investigado e diagnosticado.