01 Jul Manifestações dermatológicas nas DIIs
Em média, um terço dos pacientes com DII pode desenvolver lesões cutâneas, sendo algumas vezes iniciadas antes do quadro intestinal. As manifestações mais comuns são:
Eritema nodoso: é a ocorrência mais comum, onde as lesões consistem em nódulos inflamatórios subcutâneos dolorosos, localizados principalmente na parte da frente das pernas, tronco e face. O tratamento direcionado para a DII geralmente melhora as lesões.
Pioderma gangrenoso: é a segunda lesão dermatológica mais comum na DII, sendo mais comum na RCU. Inicia-se como uma lesão com pus que evolui para úlcera dolorosa, de bordas arroxeadas e fundo granuloso, geralmente em membros inferiores, mas podendo acometer também face ou tronco. Frequentemente os pacientes relacionam o aparecimento da lesão cutânea após algum trauma local. A correlação com atividade intestinal é variável.
⠀
Além dessas alterações, os pacientes podem ter outras doenças associadas à DII. A psoríase é a doença dermatológica mais frequentemente associada aos pacientes. O início do quadro geralmente precede a DII e é independente da atividade da doença.