SII: como as FODMAPs podem atuar

SII: como as FODMAPs podem atuar

A dieta de restrição dos carboidratos rapidamente fermentáveis conhecidos como FODMAPs tem sido ótima aliada dos pacientes com SII. Estudos sugerem a redução dos sintomas e a melhora na qualidade de vida de quem realiza de forma correta o protocolo de restrição desses alimentos.

Na prática clínica, 3 fases compõem esse protocolo:

1- Orienta-se a retirada completa de todos os alimentos que compõem esse grupo. A duração dessa etapa varia entre 2 a 6 semanas e dependerá da análise do estado nutricional do paciente, das patologias associadas a SII e dos medicamentos utilizados em paralelo.

2- Fase de testes: após a finalização da primeira etapa, inicia-se a reintrodução dos alimentos fontes de FODMAPs. Essa etapa será fundamental e indispensável para a identificação dos gatilhos alimentares.

3- Fase de fechamento do protocolo: análise de quais foram as intolerâncias alimentares e o planejamento de uma estratégia alimentar que contemple todos os nutrientes necessários.

Lembre-se: A restrição dos FODMAPs a curto prazo é apenas uma, entre outras estratégias nutricionais, para auxiliar no tratamento dos pacientes com SII. Apesar dos resultados positivos e encorajadores, ela não é indicada para todos os pacientes, necessitando da orientação e supervisão de especialistas.