16 Nov Intolerância a Histamina: fique atento(a)
A intolerância à histamina surge devido a um desequilíbrio entre a acumulação de histamina e a capacidade do organismo em degradá-la. Normalmente, a histamina é destruída no organismo pela ação de uma enzima chamada diaminoxidase (DAO). Em pessoas com intolerância à histamina, a atividade dessa enzima é reduzida.
As manifestações clínicas de intolerância à histamina consistem em uma ampla gama de sintomas gastrointestinais e extra intestinais inespecíficos, devido à distribuição dos quatro receptores de histamina em diferentes órgãos e tecidos do corpo.
Existem vários alimentos que contêm histamina ou causam sua liberação pelo corpo quando ingeridos, e alguns deles são: bebidas alcoólicas, especialmente cerveja e vinho; Queijos, especialmente os envelhecidos ou fermentados; Frutas frescas, como: abacate, banana, maçã, morango; vegetais, como: berinjela, cogumelos, espinafre, tomates; carnes defumadas ou carnes conservadas em vinagre; carnes processadas, como: salsicha, salames, presunto e bacon.