Diferença entre prebióticos e probióticos

Diferença entre prebióticos e probióticos

Probióticos e prebióticos são elementos diferentes, por mais que ambos estejam associados à microbiota intestinal. Resumidamente, os prebióticos são as fibras que alimentam os probióticos.

Os probióticos são microorganismos vivos benéficos para a saúde humana. Quando estão em equilíbrio, ajudam a manter a microbiota intestinal saudável e, assim, colaboram para o bom funcionamento do corpo. Servem para regular a microbiota intestinal, equilibrar distúrbios gastrointestinais, prevenir e tratar doenças, e, também, atuam como imunomoduladores.

Já os prebióticos são substâncias presentes em alguns alimentos, que servem de substrato para determinados micro-organismos presentes no intestino, favorecendo a multiplicação das bactérias benéficas à digestão.

O uso de ambos auxilia na manutenção de um intestino saudável, causando menos inflamação. Eles também devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada e, sua suplementação, se faz necessária em distúrbios do intestino, como diarreia ou constipação.