Doença celíaca: mitos e verdades

Em pessoas com doença celíaca, cortar o glúten é uma necessidade. Em celíacos, a ingestão da proteína encontrada em grãos como trigo, centeio e cevada, danifica o revestimento do intestino delgado e pode interferir na absorção dos nutrientes. Ainda há muita desinformação a respeito da patologia, por isso, conheça alguns mitos e verdades sobre a doença celíaca.

❌ Doença celíaca é uma alergia alimentar: MITO – Essa confusão existe porque tanto a doença celíaca quanto as alergias alimentares são uma reação do sistema imunológico a um determinado alimento. Entretanto, existem diferenças importantes entre elas.

✅ Quem tem algum familiar celíaco tem maiores chances de desenvolver a doença: VERDADE – A doença celíaca é genética e costuma afetar várias pessoas da mesma família. Se você tem parentes de primeiro ou segundo grau com a condição, pergunte ao seu médico se você precisa fazer exames para investigá-la.

❌ Os sintomas causados pelas doenças celíacas são apenas digestivos: MITO – Embora a manifestação gastrointestinal seja a mais popular, mais da metade dos celíacos desenvolvem outros sintomas além dos digestivos, como lesões na boca, alterações de humor, dor nas articulações, anemia, cansaço e formigamento nas mãos e pés.

✅ A doença celíaca pode aparecer em adultos e idosos: VERDADE – A doença celíaca pode se desenvolver em qualquer fase da vida, inclusive nos idosos. Embora seja frequente em bebês, assim que acontece a introdução do glúten na dieta, algumas pessoas só terão os primeiros sintomas na vida adulta.