6 sinais de intolerância ao glúten

6 sinais de intolerância ao glúten

Os sintomas de intolerância ao glúten são bem variados. A intolerância ao glúten, ou doença celíaca, é uma doença com predisposição genética. O celíaco tem dificuldade ou não consegue digerir o glúten, ocasionando danos ao metabolismo, principalmente ao intestino.

Veja os 7 sinais mais comuns que se manifestam em pessoas intolerantes ao glúten:

1. Distúrbios Gastrointestinais: Transtornos digestivos e intestinais podem ser ocasionados pela ingestão de glúten pela pessoa com doença celíaca.

2. Desidratação: Por causa da possibilidade de diarreia, é comum que pessoas com intolerância a glúten apresentem também sintomas de desidratação.

3. Fadiga: Cansaço e dificuldade de concentração podem ocorrer após o consumo de alimentos com glúten.

4. Dores de cabeça: Por causar desequilíbrio nos processos inflamatórios do corpo, a intolerância a glúten pode acontecer entre 30 e 60 minutos após a ingestão da proteína.

5. Problemas na pele: A intolerância ao glúten pode se manifestar com irritações na pele, erupções e coceiras, principalmente no rosto e nos braços.

6. Dores musculares e nas articulações: Dores musculares e derivadas de inchaço nas articulações, principalmente nas mãos e nos joelhos, podem derivar do consumo recorrente de glúten pela pessoa com doença celíaca.

7. Distúrbios de comportamento: Alguns distúrbios de comportamento também podem ser observados na pessoa com intolerância a glúten por falta de diagnóstico adequado e desconhecimento da necessidade de uma dieta sem glutenina.

A doença celíaca pode ser diagnosticada facilmente desde a infância e, hoje, com as novas tecnologias, isto pode ser feito em casa com um Autoteste Glúten.