16 Jun Metaplasia Intestinal
O termo metaplasia pode aparecer no resultado de uma biópsia da endoscopia. Muitos ficam assustados com este diagnóstico e, por isso, essas informações são tão importantes
Confira abaixo e entenda o que é a metaplasia, seus sintomas e tratamento:
A metaplasia intestinal é uma alteração nas células do revestimento do estômago ou esôfago que se tornam semelhantes às células encontradas no intestino.
A metaplasia intestinal não causa sintomas, porém, na maioria das vezes está associada à infecção da bactéria H. pylori que causa o aparecimento de gastrite e úlceras no estômago e intestino, e nestes casos, os sinais que podem surgir são:
Dor e queimação no estômago;
Náuseas e vômitos;
Má digestão;
Sensação de barriga inchada;
Arrotos e gases intestinais constantes;
Fezes escuras e com sangue.
Ainda não existe um tratamento específico para a metaplasia intestinal e o acompanhamento do quadro é recomendado por um médico gastroenterologista. Além disso, é muito importante fazer uma dieta balanceada rica em alimentos antioxidantes.
A metaplasia é um mecanismo de defesa frente a uma agressão crônica da mucosa. Geralmente não tem reversão. Sempre buscaremos tratar a causa e o paciente precisará realizar exames periódicos para o acompanhamento adequado.