4 dicas para diminuir o estufamento abdominal

4 dicas para diminuir o estufamento abdominal

Sentir a barriga inchada, rígida e ter a impressão de que o abdômen está constantemente estufado é um incômodo bastante comum. As causas do problema podem ser multifatoriais e/ou não estar relacionadas à alimentação.

Em geral, barriga inchada e desconforto abdominal são sinais de má digestão, que pode causar gases; má alimentação (dieta pobre em fibra); e grande quantidade de alimentos ingeridos em uma refeição. Porém, a distensão abdominal pode ser sintoma de alguma doença ou intolerância alimentar. É importante avaliar os seus hábitos e como está o seu Intestino. A ingesta excessiva de industrializados, açúcares e bebidas alcoólicas ou gasosas podem prejudicar sua flora intestinal. Confira abaixo dicas para diminuir o estofamento abdominal:

Coma mais frutas e verduras: Incluir vegetais frescos e de preferência in natura na dieta ajuda na digestão e no funcionamento do organismo.

Beba mais água: A água auxilia no processo digestivo. O ideal é se manter sempre bem hidratado, em pequenas porções, evitando tomar muita água durante ou após as refeições.

Coma mais fibra: Além dos vegetais, é importante colocar outros alimentos ricos em fibra no
cardápio como aveia, farinhas integrais, cereais e leguminosas.

Evite alimentos de difícil digestão: Na lista de alimentos e bebidas que podem provocar gases, estão: refrigerantes, cervejas e outras bebidas gaseificadas; feijão; queijo; carne vermelha; alimentos processados. O ideal é reduzir o consumo desses alimentos e bebidas e evitar ingeri-los em uma mesma refeição.

Se mesmo assim você continuar tendo esses sintomas, o ideal é procurar ajuda médica. Pois existem outras causas que precisam ser investigadas.