Mitos e verdades sobre as DIIs

Mitos e verdades sobre as DIIs

As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são doenças crônicas que acometem o trato gastrintestinal. As duas apresentações mais comuns são a Doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU).

A Síndrome ainda é cercada por muito desconhecimento. Para esclarecer as principais dúvidas, listamos os mitos e verdades relacionados à doença. Confira abaixo:

As DIIs são de fácil diagnóstico: MITO
Muitos sintomas que ocorrem nas Doenças Inflamatórias Intestinais são inespecíficos e também podem estar relacionados a outras condições gastrintestinais, tais como: gastroenterite infecciosa, intoxicação alimentar, doença celíaca, doença da vesícula biliar, úlceras estomacais, síndrome do intestino irritável (SII) e câncer colorretal. Por isso, é necessário consultar um médico especialista para que o diagnóstico correto seja realizado.

As DIIs podem ser hereditárias: VERDADE
O histórico familiar positivo para as Doenças Inflamatórias Intestinais pode ser um fator de risco para o desenvolvimento da doença. A ocorrência da DC em vários membros de uma mesma família sugere uma predisposição genética.

As DIIs atingem apenas os idosos: MITO
Pessoas de qualquer idade, desde crianças, até idosos podem desenvolver as Doenças Inflamatórias Intestinais. As DIIs são diagnosticadas com mais frequência em jovens com idade entre 15 e 35 anos

A alimentação é importante no tratamento das DIIs: VERDADE
A alimentação contribui no controle dos sintomas, como a diarreia, dor abdominal, distensão e na prevenção da perda de peso. O uso de suplementos nutricionais também poderá ser recomendado durante o tratamento.

Caso haja dúvidas sobre a síndrome, procure um gastroenterologista com expertise no assunto que lhe auxiliará.