Consumo de alimentos processados e DII: entenda a relação

Consumo de alimentos processados e DII: entenda a relação

Médicos pesquisadores detectaram que o consumo regular de alimentos e bebidas altamente processados está associado a inflamações e DII.

O aumento da predominância mundial da Retocolite Ulcerativa e da Doença de Crohn sugere que os fatores genéticos têm um papel menor que o esperado e os fatores ambientais, em especial a dieta ocidental, podem ser responsáveis pelo fenômeno.

Um recente estudo feito no Canadá analisou a relação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e o risco de desenvolver as doenças inflamatórias intestinais.

Como a DII é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal, acredita-se que sua fisiopatologia esteja relacionada à ativação do sistema imune da mucosa intestinal em resposta à disbiose (desequilíbrio que ocorre na nossa microbiota) do trato gastrointestinal em pessoas geneticamente suscetíveis. E uma dieta rica em ultraprocessados altera o microbioma e modifica a resposta imune intestinal, assim, podendo desempenhar um papel na patogênese de DII.

Ainda é necessária a realização de mais estudos a respeito destes fatores. Porém, manter um estilo de vida saudável com alimentação balanceada e exercícios físicos regulares é fundamental para a prevenção das DIIs e outras patologias.